Análise do livro "A era do capital improdutivo" de Ladislau Dowbor
Olá leitor.
Neste post vou debater o excelente livro: "A era do capital improdutivo" de Ladislau Dowbor.
Ele pode ser baixado em:
https://dowbor.org/wp-content/uploads/2018/11/Dowbor-_-A-ERA-DO-CAPITAL-IMPRODUTIVO.pdf
A capa do livro é essa:
Então, na página 11:
Outra coisa que chama muito a atenção neste livro é a seguinte conclusão do autor:... Hitler era um psicopata? Muito mais importante é entender como os grandes grupos econômicos o apoiaram,...
Não há nenhuma razão objetiva para os dramas sociais que vive o mundo. Se arredondarmos o PIB mundial para 80 trilhões de dólares, chegamos a um produto per capita médio de 11 mil dólares. Isto representa 3.600 dólares por mês por família de quatro pessoas, cerca de 11 mil reais por mês. É o caso também no Brasil, que está exatamente na média mundial em termos de renda. Não há razão objetiva para a gigantesca miséria em que vivem bilhões de pessoas, a não ser justamente o fato de que “nenhum quadro de referência emergiu para guiar as políticas e as práticas”: o sistema está desgovernado, ou melhor, mal governado e não há perspectivas no horizonte.
Este livro mostra toda a farsa desta ideia de neoliberalismo, que é uma verdadeira piada.
O grande problema são as grandes empresas e não os governos.
As mega empresas compram tudo, o executivo, legislativo, judiciário e que for preciso.
O livro fala das dezenas de paraísos fiscais usados pelas mega corporações para fraudar o sistema.
Página 106:
O gigante BlackRock, que vimos antes, é um caso em si. De acordo com The Economist a plataforma financeira gere quase 7% dos 225 trilhões de dólares em ativos financeiros no mundo.36 Articula inúmeros outros grupos também do “shadow banking”, bancos-sombra não submetidos ao controle que teoricamente pelo menos os bancos deveriam respeitar.
Mais informações (review) deste livro em:
Ou se preferir: