Dicas para o Blender

Olá Leitor.

Vou deixar algumas dicas de atalhos bem úteis do Blender:


Translação, escala e rotação
  • Depois de apertar a tecla g você poderá translacionar o objeto com o mouse. Clicando com o botão esquerdo do mouse o objeto fica fixo no local onde parou. Para mover apenas na direção do eixo "x", aperte x, apertando y altera em "y" e apertando z faz a translação em "z";
  • Tecla s aumenta ou diminui o tamanho do objeto (altera a escala). Para alterar apenas a dimensão no eixo "x", aperte x, apertando y altera em "y" e apertando z altera o tamanho em "z";
  • Depois de apertar a tecla r você poderá rotacionar o objeto com o mouse; Apertando x poderá altera apenas a rotação em torno do eixo "x", apertando y poderá altera em torno de "y" e apertando z altera em "z";

Seleção de Objetos
  • Tecla b (Border Selection) seleciona vários objetos com o mouse;
  •  shift Botão direito do mouse seleciona o objeto;
  • Tecla c (Circle Selection) seleciona objeto através do método do circulo (para sair deste modo aperte esc);

Modo Edição A tecla TAB alterna entre os modos "Object Mode" e "Edit Mode". (dica quentíssima) Depois disso, poderá extrudar: e

A letra z deixa um objeto apenas com arestas e apertando novamente aplica textura.

Comando interessantíssimo é duplica objetos: shift d

Números de 1 a 9 vão movimentando o ponto de vista. Inclusive a tecla 0 tecla zero do teclado numérico, mostra o ponto de vista da câmera que é o mesmo ponto de vista que a figura será renderizada.

Dica:

Use as teclas "ctrl" e "f" (acionadas simultâneamente) para buscar palavras-chave dentro deste site.

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